Curiosidades


SERÁ QUE PRECISA DE ÓCULOS NOVOS?

Ajudamos a reconhecer os sinais:

- Um constante desalinho no rosto
- Tirar e por os óculos repetidamente.
- Dores de cabeça e vista cansada.
- Dores no nariz e orelhas.
- Lentes estragadas que já não se conseguem limpar.

COSTUMA TER OS OLHOS VERMELHOS?


A Óptica Arlindo indica-lhe 3 cuidados a ter para evitar essa situação:

Se utilizar muito o computador, faça pausas de 20 em 20 minutos e foque um ponto distante de si;
Use óculos de sol com garantia de proteção contra raios UV, sempre que a luminosidade o exija;
Caso utilize lentes de contacto, não durma com elas.

E não se esqueça, em caso de dúvidas, os nossos profissionais estão cá para ajudar.

GRANDE PARTE DO INSUCESSO ESCOLAR DEVE-SE A PROBLEMAS DE VISÃO

É comum que as crianças com dificuldades visuais mostrem desinteresse na escola e até maus resultados. Pais e educadores devem estar atentos aos sinais e procurar um especialista se a criança: 
- semicerrar os olhos para ver ao longe
- tiver dificuldade em copiar do quadro
- afastar a cabeça do objecto com que está a brincar
- mostrar dificuldades de concentração
- apresentar dificuldades de interacção com o espaço e objectos

O futuro dos nossos filhos depende de nós e da nossa atenção. Não hesite em consultar um especialista se verificar estes sinais. 

QUANTAS HORAS DIÁRIAS DEDICA AOS SEUS DISPOSITIVOS DIGITAIS?

Basta olharmos à nossa volta para percebermos a dimensão do impacto dos dispositivos digitais na nossa vida. Trocar mensagens, ler notícias, fazer compras, jogar, navegar pelas redes sociais. São ações diárias que, muitas vezes inconscientemente, levamos a cabo enquanto passeamos pelas ruas, fazemos uma pausa para café ou passamos o tempo nos transportes públicos.

SABIA QUE?...

...a fadiga visual afeta sete em cada 10 portugueses? Estes números aumentam por causa da utilização excessiva de dispositivos digitais. Na Óptica Arlindo temos várias soluções, visite-nos e pergunte-nos.

A IMPORTÂNCIA DOS ÓCULOS DE SOL

Os óculos de sol atuam como um filtro para a luz que atinge os olhos, protegendo-os contra as radiações, tornando-se assim o principal aliado da saúde ocular.
Portanto, recordamos:
. Deve usar óculos de sol quando estiver ao ar livre, seja em um dia de sol, com o tempo nublado ou de chuva;
. Compre apenas óculos que possuem proteção UVA e UVB e evite adquirir óculos sem qualidade.
. As crianças devem usar sempre óculos de sol quando brincam ao sol. Os efeitos nocivos dos raios começam a agredir os olhos já na fase infantil;

A MÁ VISÃO É A 1ª ANOMALIA DE SAÚDE NÃO IDENTIFICADA NO MUNDO

Ponha a sua visão em primeiro! A segurança rodoviária é uma das áreas em que a má visão pode gerar mais consequências. Porque partilhamos também a mesma estrada, convidamos todos os que circulam pelas estradas, a adoptarem bons hábitos para melhorar a visão:
- Teste a sua visão porque a polícia de trânsito não verificará os seus olhos; - Proteja os seus olhos do encadeamento porque o seu computador de bordo não o alertará; - Use óculos adequados, porque os carros não trazem óculos, a sua bicicleta não vê por si e os sinais de trânsito não o vão lembrar.

EXISTEM ALIMENTOS QUE IMPACTAM POSITIVAMENTE NA SAÚDE DOS OLHOS?

As cenouras, que contêm vitamina A, são realmente boas para os olhos. Mas, frutas frescas e vegetais, que contêm mais vitaminas antioxidantes, como C e E, são ainda melhores. Os antioxidantes podem até mesmo ajudar a proteger os olhos contra a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. No entanto, não previnem problemas comuns de visão, como miopia ou hipermetropia.

MEDIDAS IMPORTANTES PARA AJUDAR A CUIDAR DOS OLHOS DOS SEUS FILHOS:

Uma dieta equilibrada e exercício físico regular são essenciais para manter os olhos saudáveis e uma boa visão.
Limite o tempo ao computador;
Cuidado com o sol: Certifique-se de que usam óculos de sol com um elevado E-SPF (índice de protecção dos raios UV) quando estiverem ao sol.
Mantenha a visão deles corrigida.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO EXAMINAR OS MEUS OLHOS?

A frequência com que os nossos olhos devem ser examinados difere com a idade e com doenças associadas. Os adultos saudáveis deverão fazer pelo menos um exame à visão entre os 20 e os 40 anos, desde que não surjam sintomas. As pessoas diabéticas, ou com outras doenças que sejam de risco para problemas oculares devem ser também examinadas com maior frequência (uma vez por ano).
Após os 40 anos o exame ocular deve ser feito de dois em dois anos nas pessoas saudáveis.

SABIA QUE?…

…em média o tempo que se leva para abrir e fechar os olhos quando se pisca é de 0,3 segundos, normalmente piscamos 12 vezes por minuto, desta forma, ficamos com os olhos fechados 30 minutos por dia só por piscar os olhos.

SÍNDROME DE VISÃO AO COMPUTADOR

Com a crescente utilização diária dos aparelhos digitais os casos de Síndrome de Visão ao Computador estão a aumentar.
Em países desenvolvidos estima-se que de 50% a 80 % da população padeça deste problema. Este inconveniente apresenta alguns sintomas fáceis de detetar: a vista cansada, a dificuldade em focar, dores de cabeça, pescoço ou ombros, olho seco e irritado. Procure-nos e saiba como adicionar conforto ao seu dia de trabalho. Na sua óptica do costume, estamos aqui para o ajudar.

20-20-20

Não se esqueça, aquando do uso dos aparelhos digitais deve usar a regra dos 20-20-20. A cada 20 minutos de uso do aparelho visual deve fazer uma pausa de 20 segundos e olhar para cerca de 20 metros de distância. Fácil, não é? Este gesto ajudará a evitar os sintomas da fadiga ocular adjacentes aos aparelhos visuais.

UM MAL QUE PODE SER EVITADO

Pelo menos metade dos 40 milhões de cegos no mundo poderiam ter salvo a visão se conhecessem as doenças, sintomas e situações que podem levar a cegueira. Aconselhe-se sempre com um especialista e visite-nos para encontrar o melhor parceiro para a sua saúde visual.
//]]>